Bancada do PT lamenta conspiração golpista contra a democracia brasileira
STF reafirmou respeito à Constituição em julgamento que condenou Bolsonaro a 27 anos de prisão

Bancada do PT comemora condenação de Bolsonaro e reforça importância da democracia
Os deputados da Bancada do PT na Assembleia Legislativa comemoraram a decisão Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal por condenar o ex-presidente e outros sete integrantes do ex-governo por cinco crimes pela tentativa de golpe de Estado.
Para os parlamentares, a condenação foi um marco histórico que mostrou a força das instituições brasileiras e um alerta de que a democracia brasileira deve ser protegida com firmeza e coragem, diante de qualquer tentativa autoritária.
O deputado Padre Pedro Baldissera afirmou que a decisão teve um significado profundo para a sociedade brasileira. “Um julgamento histórico para o Brasil! A Justiça condena Bolsonaro por atentar contra a democracia. Um recado claro: ninguém está acima da lei! A decisão reafirma a força da nossa democracia, que deve ser sempre defendida com firmeza e coragem. Nossa democracia é mais forte, e a Justiça cumpriu o seu papel. Seguimos firmes, porque o povo já disse não ao autoritarismo”, declarou.
Já a deputada Luciane Carminatti lembrou momentos marcantes da trajetória política do ex-presidente, que simbolizam o autoritarismo. “Justiça sendo feita por todos os brasileiros e brasileiras! Lembram da fala de Bolsonaro homenageando Ustra no julgamento da ex-presidenta Dilma? Pela primeira vez na história colocamos no banco dos réus um golpista. Um não, vários deles. Que a decisão do STF seja um exemplo para o mundo e para as demais democracias que são duramente atacadas”, destacou.
O deputado Fabiano da Luz ressaltou a conduta de Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19, lembrando o desrespeito às vítimas e suas famílias. “Os repetidos atos de desrespeito, deboche e frieza de Bolsonaro foram registrados em inúmeros vídeos publicados durante a pandemia, um período de tanta dor para milhões de brasileiros que perderam seus entes queridos para a doença. Mas não foram apenas estes atos. Foram muitos. Entre a dor das vítimas, do ódio e das mentiras, a cegueira da intolerância e a esperança de que a democracia ia se impor”, afirmou.
Para o deputado Neodi Saretta, o julgamento seguiu o devido processo legal e o resultado reafirmou a soberania popular expressa nas urnas em 2022 com a eleição do presidente Lula e o respeito à Constituição. “Democracia exige responsabilidade e aqueles que atentam contra ela precisam responder por seus atos, ainda que ocupem ou tenham ocupado os mais altos cargos da República.”
