PT-SC promove neste sábado (15) escolha da nova Secretária Estadual de Mulheres
A eleição terá quatro lideranças candidatas: Maria Tereza Capra, Rosaura Rodrigues, Beatriz Vargas e Luciane Pereira

PT-SC promove neste sábado (15) escolha da nova Secretária Estadual de Mulheres
Neste sábado (15), a Secretaria Estadual de Mulheres do PT-SC promove o Encontro das Mulheres Petistas de Santa Catarina para a escolha da nova secretária do partido. A eleição terá quatro lideranças candidatas: Maria Tereza Capra, Rosaura Rodrigues, Beatriz Vargas e Luciane Pereira.
O evento acontece das 9h às 17h de forma híbrida, presencialmente em Chapecó, no Auditório C da UFFS e virtualmente pelo link que será encaminhado às filiadas. Durante o Encontro, haverá também a votação on-line para eleger as chapas para composição da Secretaria Estadual das Mulheres e a Delegação Nacional.
“Um momento histórico de unidade, debate e construção coletiva. Vamos juntas fortalecer a luta das petistas e reafirmar o nosso protagonismo na política”, destaca a atual secretária, Maria Tereza Capra.
Candidatas
Maria Tereza Capra, ex-vereadora de São Miguel do Oeste, candidatou-se novamente à vaga com o objetivo de unir todas as mulheres em torno da reeleição do presidente Lula, garantir a reeleição das deputadas estaduais e federais e avançar ainda mais em 2026, elegendo o maior número de mulheres da história.
“Coloco meu nome à disposição para construir um projeto feminista e popular, enraizado em nossas bases, comprometido com a transformação social e com a vitória das mulheres.”
A ex-vereadora de Porto Belo e Conselheira Nacional de Saúde, Rosaura Rodrigues, é candidata com o propósito de construir um PT que forma, dá voz e garante protagonismo às mulheres. Médica ginecologista do SUS, feminista e militante do partido há mais de 30 anos tem trajetória marcada pela militância nas bases, nos territórios e nas lutas das mulheres, com compromisso de fortalecer um PT popular, feminista e socialista. Rosaura também foi presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher - CEDIM/SC.
“Em todos os espaços, quero seguir firme organizando as mulheres, fortalecendo territórios e construindo o partido de forma coletiva”, diz.
A militante Beatriz Vargas, candidata a vice-governadora nas Eleições de 2022, almeja o cargo de secretária de Mulheres com uma proposta centrada no fortalecimento da participação das mulheres em todos os espaços do partido. “Vamos criar o Observatório de Violência Política de Gênero e Raça, iniciativa inédita no partido, voltada a monitorar, denunciar e propor ações concretas de enfrentamento a esse tipo de violência”, afirma.
A candidata defende também a alternância de poder como princípio democrático fundamental, afirmando que a diversidade e a renovação são caminhos para um PT mais representativo, feminista e comprometido com a justiça social.
A professora e ex-vice-prefeita reeleita de Caçador, Luciane Pereira, possui 20 anos de dedicação à educação especial na APAE e 30 anos no ensino fundamental na escola pública. Foi a primeira mulher a levar um pleito eleitoral ao executivo de Caçador pelo PT e atualmente, na cidade de Itapema onde reside foi eleita presidenta do PT. Ela disputa o cargo de secretária com o intuito de promover a formação política com base no feminismo. Afirma que o fortalecimento das mulheres trará maiores espaços de poder e também decisórios na disputa politica.
"Vamos ampliar a renovação de lideranças investindo na formação de mulheres jovens, negras, indígenas e LGBTs, de todas as regiões e valorizar o saber e o protagonismo feminino frente às crises ambientais e climáticas”, frisa.


