Fabiano da Luz assume presidência do PT-SC em encontro que reuniu mais de 600 pessoas em Lages
Prioridade da nova gestão é organizar, unificar o partido e estruturar as bases para que partido esteja preparado para disputar as próximas eleições

O deputado estadual Fabiano da Luz tomou posse como presidente estadual do PT-SC no último sábado (13), durante o Encontro Estadual do Partido, realizado em Lages. O evento reuniu mais de 600 pessoas com a participação de lideranças petistas e de outros partidos e movimentos sociais e sindicais.
“Ao olhar para cada um de vocês, comecei a entender o que foi e o que é a luta de cada um para defender este partido, a esquerda e os nossos ideais”, afirmou Fabiano em seu discurso.
O novo presidente destacou que a prioridade da nova gestão é organizar a Executiva, unificar o partido e estruturar as bases para que o PT-SC esteja preparado para disputar as próximas eleições em condições de igualdade com qualquer legenda.
“Queremos disputar a majoritária no segundo turno para governador, concorrer ao Senado e ampliar nossas bancadas. Para isso, precisamos envolver ao máximo nossos militantes e filiados”, afirmou.
Trajetória política
Fabiano começou a trabalhar em campanhas eleitorais e, em 2004, venceu a eleição para vereador de Pinhalzinho, depois duas vezes para prefeito da mesma cidade e duas vezes deputado estadual.
“Há 22 anos, exatamente no dia 13 de setembro de 2003 eu me filiava ao Partido dos Trabalhadores como um militante, um soldado sem imaginar que hoje eu estaria aqui como deputado assumindo a presidência. A minha filiação não foi um convite, foi uma escolha de vida.”
O novo presidente do PT reforçou a importância da transparência e da igualdade no apoio aos candidatos do PT, especialmente nos municípios:
“Vamos construir uma executiva justa, que dê suporte jurídico, financeiro e burocrático aos municípios, para que as lideranças locais possam se dedicar à política”, afirmou.
Participaram do evento os deputados estaduais Luciane Carminatti e Padre Pedro, além dos federais Pedro Uczai e Ana Paula Lima, além de presidentes e representantes de movimentos sociais e sindicais.
Décio Lima é indicado para majoritária
Ao se despedir da presidência, Décio Lima destacou o legado construído e a importância de manter o partido ativo no debate público.
“Nós somos a pauta do amor, do afeto, da solidariedade e da inclusão. Temos que fazer o debate e mostrar quem efetivamente está entregando para o povo catarinense”, afirmou.
Ele também ressaltou que as obras e os investimentos em Santa Catarina são fruto direto das ações do governo federal.
Por unanimidade, o nome de Décio foi indicado como referência para a disputa majoritária em 2026.
Deputados são eleitos vices-presidentes
A deputada estadual Luciane Carminatti, eleita vice-presidente, reforçou a necessidade de tornar o partido forte, unido para construir o caminho da reeleição do presidente Lula e enfrentar o bolsonarismo no Estado.
“Temos um grande desafio pela frente. 2026 é a hora de reafirmar um projeto de país que respeita a todos, a sua diversidade, com políticas públicas voltadas às pessoas que mais precisam, destacou Luciane.
O deputado Padre Pedro, também eleito vice-presidente, ressaltou que o PT quer ganhar as eleições em Santa Catarina para inverter o processo hoje instalado.
“O meu sentimento é de gratidão por ter participado das eleições internas, por estarmos juntos nesta luta e caminhada e a todos e a todas que colocaram seus nomes nas chapas e que ajudaram na consolidação e na construção política partidária. Ainda foram eleitos vice-presidentes os vereadores de Florianópolis, Carla Ayres e Bruno Ziliotto e a vereadora de Joinville, Vanessa da Rosa.
Fotos: Eliéser Donhauser e PT-SC


