Padre Pedro homenageia personalidades e celebra o Dia Internacional do Yoga
Sessão especial reconheceu personalidades e instituições que atuam na difusão do yoga e do ayurveda, enquanto seminário debateu saúde, bem-estar e práticas integrativas.

Padre Pedro homenageia personalidades e celebra o Dia Internacional do Yoga
A Alesc realizou, na noite desta quinta-feira (25), uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional do Yoga.
>>Assista às transmissões na íntegra
A solenidade, proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), reuniu representantes da Embaixada da Índia no Brasil, autoridades, profissionais e praticantes da modalidade para reconhecer personalidades e instituições que contribuem para a difusão do yoga, do ayurveda e das práticas integrativas em saúde.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, com o apoio de 175 países, o Dia Internacional do Yoga busca promover a prática como instrumento para o desenvolvimento humano, a promoção da saúde e da paz.
Em Santa Catarina, o yoga integra as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Reconhecimento ao yoga e às práticas integrativas
Autor da proposição da sessão, o deputado Padre Pedro destacou a importância do reconhecimento institucional ao yoga e ressaltou o papel das práticas integrativas na promoção da saúde integral.
“Em Santa Catarina nós instituímos, através de lei, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e o yoga faz parte dessas práticas. A presença do embaixador neste momento aqui na Assembleia Legislativa é extremamente importante porque dá sustentação e garantia de que essas práticas deverão ser executadas nos municípios e pelo Estado dentro do sistema de saúde”
O parlamentar também ressaltou os benefícios da modalidade.
“O yoga trabalha a pessoa na sua integralidade. É uma prática altamente positiva porque nos ajuda na concentração, na orientação, na compreensão, e isso é extremamente importante.”
Presente na solenidade, o embaixador da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia, agradeceu a homenagem prestada pelo Parlamento catarinense e reforçou a importância da disseminação da prática.
Fotos: Agência Alesc
“Yoga é uma prática milenar. Em todo o mundo se faz yoga para o bem-estar e para melhorar a saúde. É importante que possamos compartilhar esse conhecimento da Índia com nossos parceiros, como o Brasil”, disse.
O diplomata destacou ainda as ações realizadas durante o mês em celebração ao Dia Internacional do Yoga, comemorado em 21 de junho.
“Hoje estamos fazendo yoga na Assembleia para difundir essa prática e esse conhecimento para o bem-estar das pessoas de Santa Catarina.”
Sobre a homenagem recebida, Bhatia afirmou que o reconhecimento simboliza o apoio das lideranças catarinenses às relações entre Brasil e Índia.
“Quando isso acontece na Assembleia, significa que a liderança do Estado está conosco. É um sinal muito importante para a Índia, para a Embaixada e para mim pessoalmente.”
Confira a relação dos homenageados:
- Embaixada da Índia no Brasil, representada pelo embaixador Dinesh Bhatia – pelo fortalecimento das relações entre Índia e Brasil e apoio às comunidades e profissionais do yoga e do ayurveda;
- Dinesh Bhatia, embaixador da Índia no Brasil;
- Siuzete Vandresen Baumann, prefeita de Santa Rosa de Lima – pelo fortalecimento das práticas integrativas e complementares em saúde;
- Anupam Kishore, diretor do Centro Cultural Swami Vivekananda – pela divulgação do yoga, do ayurveda e da cultura indiana;
- Pastoral da Saúde da Regional Sul 4 da CNBB, representada por Helena Mozena Bertoldi – pela difusão das práticas integrativas e complementares em saúde;
- Noeli de Oliveira Toledo, presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação do Ayurveda (Conayur) – pelo fortalecimento e difusão do ayurveda no Brasil;
- Andrea Porto Ferreira, coordenadora do Grupo de Trabalho do Yoga no Fórum das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – pela promoção e fortalecimento do yoga;
- Maria Santana Alves, diretora do Espaço Criativo de Tubarão – pela promoção e fortalecimento do yoga;
- Alésio dos Passos Santos – pelo cultivo de plantas medicinais;
- Álvaro Otávio Ribeiro da Silva;
- Amalha Iatarola Furtado;
- Anand Nirgun;
- Camila Reitz;
- Christiane Ceron;
- Ciliane Bedin;
- Marcos Rosso Alves;
- Sahil Singh;
- Tassiana Gemelli;
- Vanessa Santetti.
Seminário debate saúde, bem-estar e autoconhecimento por meio do yoga
Durante o dia, a Comissão de Saúde da Alesc promoveu o Seminário de Yoga, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, em alusão ao Dia Internacional do Yoga.
A iniciativa, também proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera, reuniu praticantes, pesquisadores, profissionais e interessados na cultura indiana para debater o papel do yoga e do ayurveda na promoção da saúde, do bem-estar e do autoconhecimento.
A programação contou com palestras, debates, apresentações culturais e aula prática de yoga, além da participação de representantes da Embaixada da Índia no Brasil, especialistas nacionais e internacionais e integrantes de instituições ligadas à difusão do yoga e do ayurveda.



O evento foi promovido pela Embaixada da Índia no Brasil, pelo Centro Cultural Swami Vivekananda, pelo gabinete do deputado Padre Pedro Baldissera e pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação de Ayurveda (Conayur), com apoio de entidades parceiras.
O diretor do Centro Cultural Swami Vivekananda e segundo secretário para Política Comercial da Embaixada da Índia, Anupam Kishore, lembrou que esta é a 12ª edição do Dia Internacional do Yoga e destacou que a prática deve ser incorporada ao cotidiano.

Foto: Ana Quinto/Agência Alesc
“O tema deste ano é envelhecer com saúde. A essência do yoga é a união do corpo, da mente e do espírito. Em uma época em que as pessoas convivem com estresse, ansiedade e os desafios do envelhecimento, é importante parar, respirar e olhar para si mesmo para manter a saúde”, afirmou.
Segundo ele, a prática regular pode contribuir para uma vida mais saudável. “É importante integrar o yoga durante os 365 dias do ano para que as pessoas possam envelhecer com saúde.”
Para a presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação do Ayurveda (Conayur), Noeli de Oliveira Toledo, a realização do evento no Parlamento fortalece a valorização das práticas integrativas no âmbito das políticas públicas.
“Quando as casas legislativas se abrem para um tema como esse, é algo grandioso. O yoga e o ayurveda fazem parte das práticas integrativas e complementares do SUS e eventos como este ajudam a ampliar a compreensão sobre sua importância”, destacou.
Ela também ressaltou que o yoga vai além da prática corporal.
“O yoga não é apenas uma série de posturas ou uma ginástica. É uma filosofia de vida que auxilia as pessoas a acalmar a mente e o espírito, trazendo inúmeros benefícios para a saúde.”
ALESC EXPLICA
O que é o Dia Internacional do Yoga?
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, é celebrado em 21 de junho para incentivar a prática do yoga como instrumento de promoção da saúde, do bem-estar e da paz.
O que são as PICS?
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) reúnem terapias reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como yoga, meditação, acupuntura e outras abordagens voltadas à promoção da saúde.
O que é o ayurveda?
É um sistema tradicional de cuidados com a saúde originário da Índia, baseado na integração entre corpo, mente e espírito, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como medicina tradicional.
O que é o Conayur?
O Conselho Nacional de Autorregulamentação de Ayurveda (Conayur) atua na promoção e no desenvolvimento do ayurveda no Brasil.
Fotos e texto: Agência Alesc


