Santa Catarina

Vândala que arrancou foto de Lula pede perdão ao gabinete de Padre Pedro

Mulher teve que repor cartaz com fotografia do presidente rasgado em gesto de intolerância e ódio político

ícone relógio22/08/2025 às 12:00:00- atualizado em  
Vândala que arrancou foto de Lula pede perdão ao gabinete de Padre Pedro

Vândala que arrancou foto de Lula pede perdão em gabinete de deputado do PT

A catarinense Gisela Beatriz Ribeiro Pereira fez nesta quinta-feira (21) um pedido público de perdão na porta do gabinete do deputado Padre Pedro Baldissera na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Gisela também repôs o cartaz com fotografia do presidente Lula colado na porta do gabinete, arrancado por ela na última terça-feira (19), em ato criminoso de vandalismo e de ofensa democrática inadmissível em pleno regime democrático de direito.

Gisela Beatriz Ribeiro Pereira, moradora de São José, na Grande Florianópolis, pensionista militar desde 2006, leu um termo de retratação, antes de repor a foto de Lula, para evitar que responda por ação criminal. Ela foi identificada a partir das câmaras internas de segurança da Alesc.

Quem conhece o gabinete sabe que esse local simboliza acolhida e diálogo. Transformá-lo em alvo de violência é um atentado direto à democracia.

O deputado reforçou que o debate de ideias jamais pode ser substituído pelo ódio e pela violência, e que seguirá firme na defesa do respeito, da democracia e da vida.
 

Termo lido por Gisela Beatriz Ribeiro Pereira:

“Eu, Gisela Beatriz Ribeiro Pereira, venho a público me retratar pelo ato cometido na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, quando pratiquei ato de vandalismo, arrancando o cartaz do presidente Lula da porta do gabinete do deputado Padre Pedro Baldissera. Reconheço que agi de forma impensada e desrespeitosa. Peço perdão ao deputado, à instituição e a todos que eu ofendi. Me comprometo a respeitar a democracia, a diversidade de opiniões e aqueles que representam a vontade popular.”

Em visita a Alesc na última terça-feira Gisela e um grupo de amigos passaram em frente ao gabinete do deputado Padre Pedro por duas vezes. Na segunda vez ela parou e arrancou com as unhas o cartaz-adesivo com a foto de Lula.


Foto: Luiz Henrique Mendes