Luciane acompanha ministro da Educação por SC e comemora confirmação do Hospital Universitário da UFFS
Nova unidade terá 150 leitos distribuídos entre clínica médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica e UTI, serviços de apoio diagnóstico e ambulatorial

Luciane acompanha ministro da Educação por SC e comemora confirmação do Hospital Universitário da UFFS
A deputada Luciane Carminatti acompanhou, esta semana, o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, que cumpriu extensa agenda de compromissos em Santa Catarina, nos dias 8 e 9 de dezembro, nos municípios de Florianópolis, Blumenau e Chapecó.
O ponto alto ocorreu em Chapecó na quarta-feira (9), com a assinatura do acordo de cooperação técnica (ACT) entre a UFFS e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) vinculada ao MEC, para a construção do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
“Dia histórico para Chapecó e para a região Oeste. É mais uma promessa cumprida do governo Lula que dá início ao tão sonhado hospital universitário. É uma conquista de anos de luta, que iniciou com a implantação da Universidade Federal Fronteira Sul”, comemorou a deputada Luciane.
Na solenidade de assinatura do acordo, o ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou o compromisso do governo federal com a implantação da unidade. “Queremos começar essa obra ainda em 2026. Vai ser um hospital 100% SUS, que além de garantir formação, também vai atender a população com especialidades para suas necessidades”, ressaltou o ministro.
Segundo a deputada, a implantação do HU na região vai fortalecer a formação acadêmica nas áreas da saúde e ampliar o acesso da população a serviços hospitalares do Sistema Único de Saúde. “A estrutura beneficiará a população de toda a região, além de servir à formação dos alunos de medicina e enfermagem e de profissionais das residências médicas”, destacou.
Mais 150 leitos para a região
Durante o evento, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, destacou que a criação do hospital é resultado de uma análise técnica detalhada solicitada pelo ministro Camilo Santana.
“Neste estudo, observamos que a oferta de leitos para o SUS no oeste de Santa Catarina é de 1,5 leitos por mil habitantes, sendo que o cenário ideal é de 3 a 5 leitos por mil habitantes. Portanto, esse hospital é uma necessidade social e sanitária e nós iremos fazer com muito compromisso, com a compressão de que se trata de um equipamento público de muita relevância social”.
Para a nova unidade, estão previstos 150 leitos distribuídos entre clínica médica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica e UTI, além de serviços de apoio diagnóstico e ambulatorial integrados. O hospital será referência em ensino, pesquisa, inovação e assistência multiprofissional, fortalecendo os programas de graduação, pós-graduação e residência médica e multiprofissional da UFFS.
Considerando a estrutura planejada, o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), João Alfredo Braida, destacou a importância do equipamento para a instituição e para a população. “Não se trata de apenas mais um hospital de ensino, será um centro voltado para pesquisas que respondam às necessidades específicas desta região, e para pessoas que muitas vezes precisam percorrer cerca de 500 quilômetros até a capital para obter tratamento.”
Ministro em Florianópolis e Blumenau
Na segunda (8), a deputada Luciane Carminatti acompanhou, em Florianópolis, o ministro Camilo Santana na posse do reitor do IFSC e na visita ao Instituto Estadual de Educação, maior escola em número de alunos da América Latina, onde conversou com estudantes e professores sobre as políticas da pasta, construídas em conjunto com o estado. Mais tarde, vistoriaram as obras do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também na capital, e visitaram a moradia estudantil da universidade.
Na terça-feira (9), em Blumenau, Santana participou de um encontro com a comunidade do Instituto Federal Catarinense (IFC); autorizou as obras dos novos campi Mafra e Campos Novos, ambos do IFC; e realizou entregas da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) e dos vales-computadores do programa Mais Professores para o Brasil. Também participaram das agendas os deputados federais catarinenses Pedro Uczai (PT) e Ana Paula Lima (PT).


