Santa Catarina

Luciane promove seminário sobre os desafios da educação bilíngue em SC

Protagonista na defesa de legislações sobre acessibilidade, deputada afirma que não existe democracia sem inclusão

ícone relógio03/10/2025 às 12:00:00- atualizado em  
Luciane promove seminário sobre os desafios da educação bilíngue em SC

Luciane promove seminário sobre os desafios da educação bilíngue em SC

A comunidade surda como protagonista inspirou a primeira edição do Seminário de Formação de Professores para o Ensino Bilíngue de Surdos, promovido pelo Parlamento catarinense. O evento acontece entre terça (30/09) e quarta-feira (1º/10), no Auditório Antonieta de Barros, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, reunindo gestores federais, estaduais e municipais, especialistas, educadores, lideranças da UFSC, Udesc, IFSC e do Ministério Público.
Também participam representantes da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), da Associação de Surdos da Grande Florianópolis (ASGF), da Associação de Surdos da Região de Laguna (ASSUL), além de gestores surdos que ocupam cargos públicos relevantes.

Proposta do evento
A iniciativa é da Comissão de Educação e Cultura, presidida pela deputada Luciane Carminatti (PT), com apoio da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo. O seminário tem como foco debater os desafios e as perspectivas da educação bilíngue de surdos no Brasil.

Destaque catarinense
Santa Catarina se diferencia nacionalmente por iniciativas pioneiras, como a criação do Campus Palhoça Bilíngue (IFSC), único da rede federal de educação profissional com esse perfil. Outro exemplo é o curso Letras-Libras, da UFSC, referência nacional na formação de professores para a área.

Democracia e inclusão
Durante a abertura, a deputada Luciane Carminatti reforçou que não existe democracia sem inclusão efetiva. Protagonista na defesa de legislações sobre acessibilidade, a parlamentar destacou que o seminário é um marco no compromisso de construir uma educação verdadeiramente democrática.

“A formação docente é o pilar desse processo. O que estamos fazendo aqui, com este evento, é algo inédito no país”, afirmou.

Ela também anunciou que protocolará um projeto de lei para a criação e distribuição de uma cartilha voltada às famílias surdas de Santa Catarina, orientando sobre seus direitos na sociedade.

 

Valquíria Guimarães
Agência AL

Foto: Daniel Conzi/Agência AL