Santa Catarina

SOLIDARIEDADE A SCHIRLEI ALVES

Repudiamos a absurda decisão da juíza da 5ª Vara Criminal de Florianópolis, que condenou a jornalista a um ano de prisão em regime aberto e ao pagamento de R$ 400 mil em indenizações

ícone relógio16/11/2023 às 12:00:00- atualizado em  
SOLIDARIEDADE A SCHIRLEI ALVES

SOLIDARIEDADE A SCHIRLEI ALVES

Manifestamos total indignação com a absurda decisão da juíza da 5ª Vara Criminal de Florianópolis, que condenou a jornalista Schirlei Alves a um ano de prisão em regime aberto e ao pagamento de R$ 400 mil em indenizações. A pena ocorreu devido ao conteúdo de reportagem do site Intercept Brasil sobre o julgamento de uma acusação de estupro contra a influencer Mariana Ferrer.

A publicação mostrou vídeo de Mariana sendo humilhada pelo advogado do acusado, sem que tivesse havido uma pronta reação do juiz, do Ministério Público e de seu próprio defensor, gerando uma avalanche de discursões sobre a legalidade do julgamento e chamando a atenção para o flagrante tratamento misógino e estrutural com o qual a vítima foi tratada. 

A pena que a Justiça imputou à jornalista é desproporcional e típica de tempos estranhos. Não vamos aceitar esta arbitrariedade. Não vamos deixar que Santa Catarina fortaleça a triste imagem de um estado de exceção, que cala jornalistas e proíbe livros nas escolas.

Solidariedade e justiça à Schirlei Alves!

Partido dos Trabalhadores de SC