NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE SANTA CATARINA EM APOIO AO MOVIMENTO HUMANIZASC E A EX-SENADORA IDELI SALVATTI

Nota a cerca dos ataques sofridos pela Ideli em Santa Catarina

ícone relógio28/03/2024 às 12:00:00- atualizado em

O Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina vem a público expressar seu apoio ao Movimento Instituto HumanizaSC e a Ex-Senadora e Ex-Ministra Ideli Salvatti diante dos recentes ataques e distorções propagadas em relação a suas declarações em defesa dos direitos humanos.

Durante a entrega de um Prêmio ao Padre Júlio Lancelotti, um dos sacerdotes que mais é atacado pela extrema direita por sua postura de “fazer o bem e não olhar a quem” (conforme Atos 10:34,35), Ideli Salvatti mencionou a conjuntura alarmante de Santa Catarina em relação ao neonazismo, que tem se proliferado no estado. Proliferação esta tão preocupante que o GAECO (força-tarefa do Ministério Público) tem feito diversas operações para prender e responsabilizar aqueles que propagam estes ideais, como a Operação Pessinus e Sine Odio.

Numa tentativa de desviar o foco do problema: o aumento das células neonazistas em Santa Catarina, políticos da extrema direita catarinense retiraram de contexto a fala da ex-Senadora Ideli Salvatti numa tentativa estapafúrdia de associá-la com o sentimento de ingratidão pelo povo catarinense.

O povo catarinense é feito de resiliência, trabalho e humanismo, os catarinenses são verdadeiros exemplos de como a solidariedade e a determinação podem enriquecer uma sociedade e inspirar o mundo.

Entretanto, há grupos que se aproveitam desta solidariedade para propagar ideais escusos e repulsivos que se referem ao nazismo. Estes grupos devem ser investigados e responsabilizados com o rigor da lei, como vem ocorrendo através de ações do Ministério Público de Santa Catarina.

Não permitiremos que desvirtuem as mentes e os corações do povo catarinense com ideias de cunho neonazista. Estas nunca farão parte da nossa sociedade.

Reafirmamos nosso apoio ao Movimento Instituto HumanizaSC e a ex-senadora Ideli Salvatti e repudiamos veementemente qualquer tentativa de desvirtuar suas palavras e sua trajetória política. Seguiremos ao seu lado na defesa dos direitos humanos, da justiça social e da construção de um país mais justo e igualitário para todos os catarinenses e brasileiros