Santa Catarina

NOTA DE PESAR: PT-SC lamenta falecimento de Frei Sérgio Antônio Görgen

Religioso teve vida dedicada aos pobres do campo, à reforma agrária e à construção de um Brasil mais justo

ícone relógio03/02/2026 às 12:00:00- atualizado em  
NOTA DE PESAR: PT-SC lamenta falecimento de Frei Sérgio Antônio Görgen

NOTA DE PESAR: PT-SC lamenta falecimento de Frei Sérgio Antônio Görgen 

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do Frei Sérgio Antônio Görgen, religioso franciscano cuja vida foi marcada pelo compromisso inabalável com a justiça social, a dignidade humana e a defesa dos mais pobres.

Ao longo de sua trajetória, fez de sua vocação um instrumento de luta em favor dos menos favorecidos, caminhando lado a lado com os que sofrem as consequências da desigualdade social, da concentração de terras e da exclusão. Sua atuação foi fortemente ligada às pastorais sociais da Igreja, em especial à Comissão Pastoral da Terra (CPT), além do apoio permanente aos movimentos populares e camponeses, como o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), do qual foi dirigente, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Frei Sérgio deixou uma marca profunda ao atuar junto às comunidades rurais, assentamentos e grupos populares, sempre pautado pelo diálogo, pela solidariedade e pela fé comprometida com a transformação social. Foi uma referência ética, espiritual e política para militantes, lideranças comunitárias e para todos aqueles que acreditam em um mundo mais justo e fraterno.

Seu legado de coragem, coerência e amor aos pobres seguirá vivo na luta dos movimentos sociais e na memória de todos e todas que com ele caminharam.

Que sua vida siga inspirando gerações e que sua memória seja honrada na continuidade da luta por justiça social.

Nossos sentimentos aos familiares, amigos, companheiros de caminhada e às comunidades por ele acompanhadas.

 

Foto: Maia Rubim/Sul21