Santa Catarina

Feira da Reforma Agrária prossegue neste final de semana em Florianópolis

Não perca a oportunidade de conhecer o MST de perto

ícone relógio16/12/2023 às 12:00:00- atualizado em
Feira da Reforma Agrária prossegue neste final de semana em Florianópolis

Com muita música, poesia e alimento de verdade prossegue neste sábado (16) e vai até domingo (17) a Feira da Reforma Agrária em Florianópolis, Santa Catarina, tendo como local a Escola Sindical Sul da CUT.

Cerca de 50 feirantes vindos de todas as regiões do estado colocam à disposição da população uma grande diversidade de alimentos produzidos nos assentamentos da reforma agrária, como feijão e arroz orgânicos, geleias e bolachas de mel, cervejas artesanais, além de muito artesanato.

“Tudo preparado com o melhor de nós, com todo o carinho, lá nos assentamentos e acampamentos, para trazer não só para comercializar, mas também para fazer o diálogo entre campo e cidade sobre alimentação saudável, sobre a necessidade cada vez maior de avançarmos no projeto de agricultura agroecológica”, apontou Irma Brunetto, da coordenação estadual do MST.

Em paralelo, acontece uma mostra fotográfica com imagens que retratam "os trabalhadores e trabalhadoras em suas diversas regiões e realidades, em luta por um Brasil melhor", detalhou um dos fotógrafos da exposição, Sérgio Giron.

Para além da comercialização dos produtos, a feira é um espaço de palestras, manifestações culturais e de diálogo com a sociedade sobre a importância da produção de alimentos vindos da agricultura familiar.

O MST entende bem a necessidade de produzir comida de maneira saudável e protegendo os recursos naturais. Lutam pelo direito de todas e todos ao que chamam de “comida de verdade”, que significa sem agrotóxicos e outras formas de violência (trabalho escravo, assassinatos, ameaças de morte, expulsões da terra e agressão ao meio ambiente).

São esperadas que, pelo menos, 1000 pessoas participem do evento que neste ano vem enriquecido de experiências dos assentados com suas histórias, valores e gastronomia. Não perca a oportunidade de conhecer o movimento de perto e participe desta celebração, onde os sabores se misturam às tradições, criando uma experiência que vai além do paladar.