Santa Catarina

Feira da Agricultura Familiar mostra organização e pujança dos produtores em SC

Mais de 100 feirantes expõem grande diversidade de alimentos e artesanato

ícone relógio08/11/2024 às 12:00:00- atualizado em  
Feira da Agricultura Familiar mostra organização e pujança dos produtores em SC

Feira da Agricultura Familiar mostra organização e pujança dos produtores em SC

Agricultores e agricultoras familiares e camponesas, indígenas, quilombolas, empreendedores da economia solidária e assentados da reforma agrária de todo o Estado estão reunidos na UFSC na Feira Estadual da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Economia Solidária, expondo para a comunidade o que fazem, o que plantam e como transformam o alimento em deliciosos e saudáveis produtos.

O evento conta com a exposição de mais de 100 feirantes que trouxeram uma grande diversidade de itens, como produtos in natura, farinhas, deliciosas bolachas, conservas e compotas, geleias, salames, queijos, massas, fitoterápicos, entre outros alimentos.

O artesanato é o mais diverso, há desde toalhinhas de prato bordadas ou pintadas com barrinhas de crochê aos ancestrais e coloridos artefatos indígenas, brincos, pulseiras, colares e balaios.

Um dos principais objetivos da feira é estreitar laços com o público das cidades, para que conheçam a pujança do processo organizativo dos produtores rurais. Além de dar visibilidade à produção da agricultura familiar em Santa Catarina, é um espaço de debate sobre a reforma agrária e crise climática e o modelo agroecológico para o campo e para a cidade.

“São trabalhadores e trabalhadoras rurais que cuidam da terra e produzem alimentos saudáveis, que é mais do que só alimento, é saúde, é qualidade de vida. Conhecer o movimento e o que produzem”, diz Sandra Bergamin, presidente da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

O evento acontece nesta sexta-feira (08) e termina no sábado (9), às 15 horas, com uma grande ação solidária de doação de 3 toneladas de alimentos para entidades da Grande Florianópolis que trabalham com pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social, e com o plantio coletivo de árvores no Bosque da Universidade.

 

Seminários 

Além da feira, um palco com shows musicais e apresentações culturais fica ocupado todo o tempo e em paralelo, ocorrem as mesas de diálogos, debates e oficinas e dois seminários.

O Seminário "Alimentação Saudável e Políticas Públicas" abriu o ciclo de debates com a discussão sobre defesa da soberania alimentar, reforma agrária, paridade de gênero, direitos humanos, biodiversidade.

Rogério Antônio Mauro, secretário do Ministério do Desenvolvimento Agrário e agricultura Familiar falou sobre a concepção e elaboração de projetos referentes à agricultura familiar, garantindo que o governo federal se encontra em um momento de retomada das políticas públicas na área.

Confira a programação: https://tinyurl.com/3yxer5m3

Fotos: Igor Christian Nascimento