Santa Catarina

Fabiano defende políticas públicas estruturantes para lidar com população em situação de rua

Acesso à moradia, tratamento de saúde, oportunidades de trabalho e acompanhamento contínuo promovem a reintegração social

ícone relógio14/11/2025 às 12:00:00- atualizado em  
Fabiano defende políticas públicas estruturantes para lidar com população em situação de rua

Fabiano defende políticas públicas estruturantes para lidar com população em situação de rua

O deputado estadual Fabiano da Luz criticou a estratégia adotada pela Prefeitura de Florianópolis para lidar com a população em situação de rua. Segundo ele, “é muito mais fácil resolver o problema fazendo vídeo nas redes sociais e mandando embora na rodoviária, mas não é assim que acontece na vida real”.

O parlamentar questionou o anúncio feito pela gestão do prefeito Topázio, de Florianópolis, que afirmou com orgulho ter “devolvido” mais de 500 pessoas às cidades de onde vieram. “Qual foi o resultado?”, provocou.

Fabiano destacou que o próprio Ministério Público de Santa Catarina expôs a gravidade da situação ao apontar falhas na rede de atenção, precariedade na estrutura pública e baixa articulação entre os serviços. Um levantamento do MP mostra que Santa Catarina tem mais de 11 mil pessoas em situação de rua apenas em 13 municípios analisados. Só Florianópolis concentra cerca de 3.600 pessoas número que cresce ano após ano.

“O discurso pode ser bom, mas o resultado é péssimo”, afirmou o deputado, defendendo que o Estado enfrente a raiz do problema. Para ele, é necessário construir parcerias entre municípios, governo estadual e União, além de diferenciar criminosos de pessoas doentes que precisam de cuidado e amparo do poder público.

Fabiano citou o exemplo da Finlândia, país que conseguiu reduzir drasticamente o número de pessoas em situação de rua com políticas públicas eficientes. O modelo conhecido como Housing First combina acesso à moradia, tratamento de saúde, oportunidades de trabalho e acompanhamento contínuo, promovendo a reintegração social.

O parlamentar reforçou que Santa Catarina possui capacidade técnica, universidades de referência e políticas de migração bem estruturadas, reunindo todos os elementos para se tornar exemplo nacional. “Temos tudo para ser referência no Brasil, com capacidade, responsabilidade, civilidade e resultado prático. O que falta é prioridade”, concluiu.

Foto: Daniel Conzi/Agência AL