Santa Catarina

Fabiano cobra ministro da Agricultura por agilidade na análise do Cadastro Ambiental Rural

Centenas de agricultores estão com o CAR bloqueado mesmo estando com suas propriedades totalmente de acordo com a lei

ícone relógio26/09/2025 às 12:00:00- atualizado em  
Fabiano cobra ministro da Agricultura por agilidade na análise do Cadastro Ambiental Rural

Fabiano cobra ministro da Agricultura por agilidade na análise do Cadastro Ambiental Rural

O deputado estadual Fabiano da Luz (PT) cobrou do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que esteve esta semana no município de Rio dos Cedros, agilidade na análise e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Segundo o parlamentar, centenas de agricultores estão com o CAR bloqueado mesmo estando com suas propriedades totalmente de acordo com a lei. 

“Apesar desse transtorno ter surgido em 2021 durante a gestão Bolsonaro, é necessário que a gente dê prioridade a esse assunto com urgência. É a produtividade dos agricultores familiares do nosso estado que está em xeque. Eles estão com aviários e chiqueiros fechados”

No governo anterior, o CAR foi parcialmente transferido para o Ministério da Agricultura, o que enfraqueceu o papel do Meio Ambiente, gerou conflitos de gestão e atrasou ainda mais as análises.

Fabiano afirmou ao ministro que os produtores cumpriram a obrigação de fazer o cadastro, mas o governo não dá respostas. “Isso tem deixado o agricultor sem acesso a crédito rural, programas ambientais e políticas públicas”.

O deputado anunciou que irá a Brasília conversar novamente com o ministro para conseguirmos localizar os bloqueios e liberar imediatamente os agricultores que estão em conformidade com as regras.

O ministro Carlos Fávaro respondeu que no âmbito federal, a competência sobre o CAR é do Ministério da Gestão e da Inovação, mas disse que independente de qual órgão, o processo tem que andar e prometeu averiguar o que está acontecendo.

Em SC, a Epagri assumiu a responsabilidade de estruturar e coordenar ações integradas com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae) para garantir que os agricultores familiares de Santa Catarina realizem o cadastro.