Fabiano rebate governador sobre anúncio de 1 milhão de cirurgias
Relatório do TCE diz que se número fosse verdadeiro, SC teria que realizar, em média, 1,4 mil cirurgias por dia

Fabiano rebate governador sobre anúncio de 1 milhão de cirurgias
Apesar da propaganda do governo Jorginho Mello (PL), que anuncia ter feito 1 milhão de cirurgias em dois anos, os dados oficiais mostram que a realidade é bem diferente. Segundo o Relatório Técnico sobre as Contas Prestadas pelo Governo do Estado relativas ao exercício de 2024, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado, o total efetivo foi de 284,8 mil procedimentos no período. A informação foi trazida a público pelo deputado estadual Fabiano da Luz (PT), líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa.
Para que o número de 1 milhão fosse real, seria necessário que Santa Catarina tivesse realizado, em média, 1,4 mil cirurgias por dia — inclusive aos finais de semana. Na prática, a média foi de 390 cirurgias diárias, segundo o TCE. “Este é só mais um episódio que mostra a falta de transparência do Estado. Gasta-se com propaganda para divulgar um número sem qualquer explicação e que não condiz com os dados do Tribunal de Contas. Isso é falta de responsabilidade”, criticou Fabiano.
A coluna consultou o Datasus e confirmou que o Estado superou a marca de 1 milhão de cirurgias, mas a maioria corresponde a procedimentos de urgência, como os realizados em casos de acidentes — que os hospitais são obrigados a atender. Ou seja, a propaganda incluiu também as cirurgias de emergência, e não apenas as eletivas feitas com investimento direto do governo, mas utiliza esses números como forma de prestação de contas, já que “zerar as filas de cirurgia eletiva” foi um dos principais motes de campanha de Jorginho Mello.
Texto: colunista Marcelo Lula – Portal SC em Pauta
