Fabiano destaca que governo Lula desmantelou organização criminosa que atuava no INSS
Das 11 associações que usavam o nome dos idosos para fazer descontos sem autorização, 10 entraram no INSS no governo Bolsonaro, entre 2021 e 2022

Fabiano destaca que governo Lula desmantelou organização criminosa que atuava no INSS
O deputado Fabiano da Luz destacou em suas redes sociais que o governo Lula investiga sofisticado esquema de fraude no INSS desde 2023, quando iniciou o seu terceiro mandato.
Segundo ele, foi com a atuação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU) que foi possível desmontar a organização criminosa que operava esquema há anos no INSS causando prejuízo bilionário à instituição.
“Das 11 associações que usavam o nome dos idosos para fazer descontos sem autorização, 10 entraram no INSS no governo Bolsonaro, entre 2021 e 2022. Em 2023, no governo Lula, a investigação ganhou força”, frisou.
Segundo Fabiano, a fraude, que existe há anos, finalmente passou a ser investigada.
“Ainda em 2023, foram feitas auditorias em 29 associações. Além disso, o governo Lula realizou entrevistas com 1.300 aposentados que tinham descontos nas suas aposentadorias e as prisões começaram”, salientou Fabiano.
Além disso, frisou o parlamentar, o presidente Lula demitiu de imediato o presidente do NSS e determinou que todo o valor desviado seja ressarcido aos lesados. “Os principais articuladores do esquema estão presos, com bens bloqueados e os servidores envolvidos estão afastados.”
Para o deputado, a atual operação é resultado da postura do governo Lula no combate à corrupção, “que dá liberdade para fiscalizar, enfrentar esquemas sofisticados e combater crimes como este.”
