Santa Catarina

NOTA DA SETORIAL DE CULTURA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS EM SANTA CATARINA

Nota a cerca dos ataques sofridos pelo setor de cultura no estado de Santa Catarina

ícone relógio28/03/2024 às 12:00:00- atualizado em  
NOTA DA SETORIAL DE CULTURA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS EM SANTA CATARINA

Manifestamos nosso total repúdio e denunciamos a censura praticada pelo PREFEITO DE RIO DO SUL contra a II Mostra Itinerante Transforma, um evento potente de exibição e de formação do CINEMA E DA CULTURA LGBTQIAPN+ em Santa Catarina produzido pela BAPHO CULTURAL e ADEH. 

Ao negar o uso do ESPAÇO PÚBLICO da FUNDAÇÃO CULTURAL DE RIO DO SUL para a realização das atividades da II Mostra Itinerante Transforma, o prefeito e a administração municipal praticam CENSURA, abuso de poder e deixam evidentes os preconceitos e a LGBTQIAPN+fobia. Além de tudo, em falas espalhadas nas redes sociais, o prefeito usa de informações falsas ao dizer que o evento é totalmente aberto ao público, quando a produção já havia informado, na divulgação, a classificação a partir de 14 anos.

Chamamos a atenção para os constantes ataques promovidos contra as trabalhadoras e trabalhadores da cultura em Santa Catarina em diferentes municípios e também pelo governo catarinense. 

Criminalizar, lançar inverdades à opinião pública, censurar e colocar em risco quem faz cultura e o próprio fazer cultural são atitudes típicas de governos autoritários, construídos sob a ótica do pensamento único. 

Às vésperas da data em que lembramos os 60 anos do golpe civil-militar no país, precisamos contextualizar e dizer em alto e bom som: #CENSURANUNCAMAIS #DITADURANUNCAMAIS

Estamos nas fileiras daqueles e daquelas que lutam cotidianamente pela cultura e pelos fazeres artísticos livres de qualquer aprisionamento ou perseguição. Não nos calaremos frente às ameaças e estamos ao lado da Transforma e de todas, todes e todos que constroem um mundo plural e inclusivo, um mundo onde pensar, refletir e produzir arte e cultura não sejam motivos de medo ou intimidação.

Não passarão!

Setorial de Cultura do PT em SC
Secretaria LGBT
Secretaria de Movimentos Populares
Executiva Estadual do PT Santa Catarina

Compartilhe: