Santa Catarina

Deputados do PT votam pelo prosseguimento da ação penal contra Jessé Lopes

O bolsonarista chamou ex-juiz de "energúmeno", após este ter pedido informação sobre a vacinação contra a Covid-19 em apenados

ícone relógio30/11/2023 às 12:00:00- atualizado em  
Deputados do PT votam pelo prosseguimento da ação penal contra Jessé Lopes

Somente os deputados da Bancada do PT e o deputado Marquito (PSOL) votaram pelo prosseguimento da ação penal contra o deputado bolsonarista Jessé Lopes (PL), movida pelo então juiz João Marcos Buch, hoje desembargador substituto do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), pelos crimes de injúria e difamação.

Em publicação na sua rede social, Lopes publicou, no dia 22 de janeiro de 2021, que o “juiz defensor de bandidos de Joinville ORDENOU o posicionamento do Estado sobre a vacinação de PRESIDIÁRIOS. Ainda não temos vacina nem para todos os IDOSOS, e o juiz energúmeno já está pedindo... para vacinar os vagabundos”.

A deputada Luciane Carminatti defendeu que o princípio da imunidade parlamentar tem que valer, mas que não pode embasar a construção de uma casta. “Os parlamentares também precisam estar respondendo à sociedade, sob pena da gente entender que o Código Penal brasileiro é para alguns e não para outros, sob pena da gente entender que a liberdade de expressão é absoluta, não relativa.”

Segundo Luciane, Lopes tem todo o direito de ser contrário às pautas que ela defende, divergir veementemente, ter posições contrárias, mas no limite do respeito. “As nossas palavras arrastam multidões e podem produzir ódio e morte.”

Ela acrescentou que não é só porque esteja se referindo a uma autoridade, a um juiz, um desembargador. “O cidadão comum também precisa ser respeitado.”