Bancada do PT marca presença no 3º Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses
Debates fortaleceram o municipalismo e aproximaram os gestores locais das políticas públicas nacionais

Bancada do PT marca presença no 3º Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses
Os deputados e a deputada da Bancada do PT na Assembleia Legislativa (Alesc) participaram, esta semana, do 3º Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses, em Brasília. O evento foi promovido pela Comissão de Legislação Participativa e pela Frente Parlamentar de Participação Social, através do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC).
A programação contou com a participação de ministros e representantes de diferentes pastas do governo Federal, em debates voltados a fortalecer o municipalismo e aproximar os gestores locais das políticas públicas nacionais.
A deputada Luciane Carminatti acompanhou as falas sobre investimentos para Santa Catarina em diferentes áreas: infraestrutura, moradias, saúde, educação, cultura e enfatizou que nenhum governo fez tanto pelo Estado como o presidente Lula, “que governa para as pessoas, não para partidos ou por ideologias”, frisou.
O resultado, segundo ela, é o aumento nos investimentos e melhorias concretas na vida das pessoas, especialmente de quem mais precisa.
A parlamentar destacou que o programa Minha Casa, Minha Vida é a maior política pública de moradia popular no Brasil, mas passados tantos anos, vê agora a necessidade de fazer ajustes pontuais e sugeriu importante medida para o secretário Nacional de Habitação, Fabrício de Andrade Lebeis, para aperfeiçoar o programa.
“Isso é resposta de um problema que vivenciamos aqui em Santa Catarina e que tem sido nossa luta: reduzir os custos de condomínio para quem conseguiu moradia pela faixa 1 do programa.”
Em conversa com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Luciane comemorou os investimentos para o estado. Só para a atenção básica, entre eles, foram selecionados os 898 médicos pelo Programa Mais Médicos, 1,82 mil unidades básicas de saúde, 28 UPAs, 99 ambulâncias básicas e 24 UTIs móveis do Samu e R$ 116,29 milhões transferidos para pagamento do piso salarial dos profissionais da enfermagem para o governo do Estado e para as prefeituras de todos os municípios.
Rodovias Federais
O deputado estadual Neodi Saretta aproveitou a audiência com representantes do Ministério dos Transportes para cobrar soluções urgentes para pontos críticos em rodovias federais que cortam Santa Catarina.
Entre as principais demandas, destacou o Trevão do Irani, cruzamento entre a BR-153 e a BR-282, conhecido pelo elevado número de acidentes. O parlamentar defendeu a construção de um viaduto no local para reduzir riscos e evitar novas tragédias. “Esse é um ponto extremamente perigoso e precisa ser resolvido com urgência. A obra é prioritária para toda a região”, ressaltou.
Saretta também cobrou a execução de terceiras faixas no trecho entre Lages e Florianópolis, na BR-282, enquanto a duplicação da rodovia não sai do papel. Para ele, a medida é a forma mais rápida de melhorar o fluxo do trânsito e reduzir a ocorrência de acidentes.
O parlamentar também participou, como presidente da Comissão de Saúde da Alesc, da reunião da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, em Brasília, e acompanhou audiências com lideranças catarinenses.
Embaixada da China
O deputado estadual Fabiano da Luz comentou que o evento teve como foco a discussão de pautas prioritárias e programas voltados aos municípios, além da ampliação do diálogo com os ministérios. “O governo Federal está dando todo apoio para os municípios.”
Na Embaixada da China, Fabiano tratou de oportunidades de intercâmbio cultural e comercial, fortalecendo os laços já iniciados em junho, quando os representantes integraram a missão oficial da Assembleia Legislativa à China.
Ele destacou o potencial do estado para expandir as exportações. "O interessante na conversa com os representantes da Embaixada é que a China quer comprar tudo que a gente possa produzir, então isso mostra que nós temos ainda grandes oportunidades de negócios com este país", ressaltou.
Fabiano esteve ainda com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregando demandas dos hospitais de Ponte Serrada, Laguna e Anita Garibaldi,
Acesso ao canabidiol
O chefe de gabinete Murilo Silva, representando o deputado Padre Pedro Baldissera no evento, lembrou que no ano passado, no segundo Encontro de Lideranças Municipalistas, o parlamentar lançou a ideia ao ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para que se criasse uma espécie de PAC da Agricultura. Em fevereiro deste ano o ministro publicou no Diário Oficial da União a criação de um grupo de trabalho para discutir o tema.
Silva aproveitou a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para falar sobre a necessidade de aumentar a dotação orçamentária para as Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICs).
“É preciso contemplar novas políticas públicas no setor de saúde preventiva, incluindo uma frente no SUS na área dos fitoterápicos, que já é uma das práticas integrativas entre as 29 existentes, de distribuição e de acesso ao canabidiol.”
Silva ainda falou sobre a expressiva produção do mel em SC afetada pelo tarifaço do Trump e as medidas do presidente Lula para minimizar os impactos. Ele defendeu a organização do setor em cooperativas de exportação, a exemplo do que ocorre no Nordeste.
Foto: Comunicação deputado Pedro Uczai
Fabiano da Luz na Embaixada da China

Neodi Saretta na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados

Luciane Carminatti com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha

